Adicionar aos favoritos   Login   Pesquisar 

Notícias

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 

20/05/2009

Bombeiros de Riba de Ave preparam cães de busca e salvamento.

Os Bombeiros de Riba de Ave têm em preparação dois cães para busca e salvamento.

Os bombeiros impulsionadores do projecto aguardam que comece um curso sobre o assunto para assim conseguirem adquirir outros conhecimentos.

Os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave têm em preparação dois cães para operações de busca e salvamento. A ideia partiu de um operacional que começou já a dar alguns treinos ao seu cão.


“Fui prestar socorro a um acidente, há cerca de um ano, e a vítima não estava dentro do carro e, estávamos numa zona de mato, por isso foi necessário procurá-la”, contou o bombeiro Bruno Marinho, notando que, por isso, foi preciso “perder tempo à procura da vítima”.


A partir daí Bruno pensou que seria útil para a corporação ter cães de busca e salvamento. Ao que contou, inicialmente informou-se sobre um projecto de treino, mas como este ficava caro para a corporação decidiu procurar outra alternativa.


Foi então, que através do colega Hélder Maia, ficou a saber que deverá começar um curso em breve financiado pelo Serviço Nacional de Bombeiros, pelo que começou então a treinar ele próprio o cão.


Também o bombeiro Hélder Maia, que já trabalhou em operações de busca e salvamento, começou a treinar o seu cão. Contudo, o facto deste ter já dois anos de idade levou-o a desistir, aguardando agora por um novo animal. “Comecei a treiná-lo, mas com dois anos já é tarde”, disse.


Segundo adiantou Bruno Marinho, o chefe Rui dos Bombeiros de Vila do Conde tem dado dicas para que possa ir treinando o seu cão.


Para o comandante da corporação, Manuel Antunes, “tudo o que venha para melhorar os bombeiros é sempre bom”. Antunes aponta que será uma “mais valia”, até porque por vezes um cão de busca e salvamento é necessário. “Em alguns casos acontece precisarmos de cães, por isso é sempre uma mais valia”, avançou.

Rss
Treino de Cães ao Domicílio «» Casa do alto