Adicionar aos favoritos   Login   Pesquisar 

Notícias

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 

03/09/2009

O melhor amigo do homem nasceu há 16000 anos na China.

(Fonte: Ciência Hoje)

O cão doméstico apareceu há 16000 anos no Extremo Oriente. Esta é a conclusão de um estudo realizado por investigadores do Royal Institute of Technology, em Estocolmo, em parceria com uma equipa de cientistas chineses. Terá sido na China que o lobo domesticado se “transformou” em cão.

No estudo publicado no jornal «Molecular Biology and Evolution», os investigadores adiantam que o local da sua origem será o sul do rio Yangtze (ou Rio Azul).

Já estudos anteriores indicavam que o extremo oriente como local de origem do cão. Contudo, a análise do DNA mitocondrial desses animais ainda não tinha providenciado informação satisfatória sobre as suas origens.

A equipa que apresenta agora o estudo analisou o genoma mitocondrial completo de 169 cães para obter a máxima resolução filogenética, bem como a região de controlo de 1543 cães em todo o mundo (excepto América), para obter uma imagem compreensiva da sua diversidade geográfica.

Conseguiram, então, traçar um quadro detalhado das origens do cão. Os investigadores obtiveram provas de este animal tem uma origem única – tanto no tempo como no espaço. Mais, o cão descende de várias centenas de lobos domesticados.

Essa estimativa revela também pistas sobre a cultura humana envolvida na domesticação. O espaço físico e temporal do aparecimento do cão doméstico coincide, aproximadamente com a origem e o desenvolvimento da agricultura, o que sugere que terá aparecido quando os primeiros nómadas de sedentarizaram.

O estudo revela, igualmente, que os primeiros cães, ao contrário dos seus descendentes europeus, seriam utilizados na alimentação.

 

Artigo:
mtDNA Data Indicates a Single Origin for Dogs South of Yangtze River, less than 16,300 Years Ago, from Numerous Wolves, Jun-Feng Pang, Cornelya Kluetsch, Xiao-Ju Zou, Ai-bing Zhang, Li-Yang Luo, Helen Angleby, Arman Ardalan, Camilla Ekstro%u0308m, Anna Sko%u0308llermo, Joakim Lundeberg, Shuichi Matsumura, Thomas Leitner, Ya-Ping Zhang, Peter Savolainen. «Molecular Biology and Evolution», 2009

Rss
Treino de Cães ao Domicílio «» Casa do alto