Adicionar aos favoritos   Login   Pesquisar 

Notícias

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 

29/03/2009

Entre Douro e Vouga: Canil celebra primeiro aniversário com mais de mil animais recebidos.

(Fonte: Diário de Aveiro)

O canil intermunicipal do Entre Douro e Vouga recebeu no seu primeiro ano de funcionamento 1.200 animais, 260 dos quais foram adoptados.

“Tem crescido o número de pessoas que se desloca às nossas instalações para adoptar cães”, frisou António Teixeira, secretário-geral da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM), que gere o equipamento.

A estrutura, que assinala o seu primeiro aniversário, está localizada no antigo aterro sanitário da serra do Pereiro (freguesia de Ossela), em Oliveira de Azeméis, estendendo-se por uma área de três mil metros quadrados, com condições para albergar simultaneamente uma centena de animais.

“Além de estarmos a resolver um problema da região, estamos a promover a adopção, até porque o abandono dos animais é também um problema do país”, acrescentou.

O canil encontra-se ao serviço dos municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, mas tem recebido animais de outros concelhos, por ser o único centro de recolha oficial na região Norte.

A AMTSM tem desenvolvido também, desde a sua inauguração em 27 de Março de 2008, um conjunto de acções para além da captura dos animais.

Promoção de visitas ao canil e campanhas de controlo de cães vadios e de vacinação anti-rábica, são outras das iniciativas previstas no âmbito deste projecto.

O canil é, por outro lado, o único da região Norte preparado para receber os animais doutros países que chegam ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e têm de ficar em quarentena.

“Temos recebido animais de outros países, através do aeroporto, que por imperativos legais têm de passar por um período de quarentena e, por isso, ficam alojados num canil como o nosso”, afirmou António Teixeira à Lusa.

“É o único da região Norte com essas condições”, sustentou.

António Teixeira salientou ainda que se os animais que chegam do exterior ao Porto não tiverem lugar neste canil têm de seguir para Lisboa.

Rss
Treino de Cães ao Domicílio «» Casa do alto