Adicionar aos favoritos   Login   Pesquisar 

Notícias

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 

16/04/2009

Grupo de resgate com cães de busca e salvamento

(Fonte: Jornal das Caldas)

Foi fundado em Óbidos o Grupo Especial de Resgate (GER), com uma secção canina. Segundo Fernando Oliveira, responsável da associação, “é um projecto que servirá a quem necessitar de ajuda na área da busca e salvamento e resgate com as equipas de binómios e de resgate em grande ângulo que se vão formar”.

O GER está instalado provisoriamente no Arelho e não tem fins lucrativos. Tem como objectivo “a divulgação, estudo e formação técnica, bem como especialização em técnicas de busca e salvamento com cães”.

Tem ainda como finalidade a formação técnica de progressão e especialização em técnicas de resgate em grutas, poços e minas, abalos sísmicos, estruturas metálicas, falésias e montanha.

Para além do coordenador técnico, o GER contará com vários monitores, podendo elaborar actividades em prol da protecção do meio ambiente e património histórico-cultural.

Pode pertencer ao GER qualquer pessoa que tenha aptidões técnicas mínimas de formação nas áreas de actuação do grupo, que deverá participar em actividades de formação e cursos de reciclagem.

A primeira actividade que o GER vai co-organizar é um Encontro Convívio Nacional de Técnicos de Resgate e K9, a ter lugar em Arouca, entre 24 e 26 de Abril, com realização de exercícios de busca e salvamento e resgate.

Vai também organizar cursos de guias e de grande ângulo, e o 1º Concurso Exposição Canina do Oeste.

O GER pretende obter um terreno para instalar a Escola Cinotécnica, procurando junto da Câmara de Óbidos o apoio para criação de uma sede. Vai assinar protocolos de intercâmbio com várias instituições, como Bombeiros e Cruz Vermelha, e tenciona ainda efectuar um protocolo com a Protecção Civil para efectuar patrulhamentos no Verão, para prevenir e detectar fogos florestais.

Rss
Treino de Cães ao Domicílio «» Casa do alto