Adicionar aos favoritos   Login   Pesquisar 

Notícias

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 

26/01/2009

Sensibilizar para a educação canina.

(Fonte: Diário de Notícias)

Cerca de trinta proprietários de cães receberam na manhã de sábado os primeiros ensinamentos de obediência canina numa formação conduzida pelo educador, Cláudio Nogueira. O encontro formativo na Associação Hípica da Madeira pretendeu sensibilizar proprietários para metodologias de treino visando a integração dos cães em sociedade.

Antes da introdução da componente prática houve tempo para abordar teoricamente os deveres e obrigações dos proprietários. Para o educador, os problemas comportamentais dos animais surgem por falta de preparação dos donos.

“As pessoas compram os cães por empatia que têm com determinadas raças e não em função do temperamento e carácter das mesmas”, aponta Cláudio Nogueira. “Mais tarde acabam por se confrontar com determinado tipo de comportamentos que não esperavam (...) obviamente deparam-se com dificuldades e necessitam de ajuda”.

O educador e presidente da Associação dos Amigos do Rottweiller considera que a escolha da raça deve se coadunar com o estilo de vida do proprietário e com o ambiente em que o animal será inserido. Cláudio Nogueira recordou que nem todos os cães se adaptam a um dia-a-dia de clausura em apartamento. Por outro lado, o tratador advertiu para o maior grau 'exigência' das raças dominantes: “temos raças mais dominantes que necessitam de um acompanhamento mais próximo em termos de educação, socialização e treino”.

De acordo com o educador, os problemas mais comuns estão relacionadas com o baixo nível de socialização do cão, pouco controlo do proprietário sobre o animal e hiperactividade.

Artur de Freitas Sousa

Rss
Treino de Cães ao Domicílio «» Casa do alto