Adicionar aos favoritos   Login   Pesquisar 

Notícias

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 

24/04/2009

Primeiro cão transgénico e fluorescente.

(Fonte: Ciência Hoje)

Chama-se Ruppy – diminutivo de Ruby Puppy – e é o primeiro cão clonado, no caso um cadela, que em conjunto com outros quatro irmãos produz uma proteína que sob uma luz ultravioleta reluz um vermelho fluorescente (ou rubi). Rubby foi criado pela equipa de Lee Byeong-Chun da Universidade de Seul e é apresentado como o primeiro cão transgénico do mundo. A equipa criou os cães através da clonagem de células de fibroblasto com um gene florescente produzido pelas anémonas.

Segundo a revista New Scientist, Lee e o investigador de células estaminais Woo Suk Hwang fizeram parte da equipa que criou o primeiro cão clonado em 2005. “Muito do trabalho do Hwang sobre células humanas acabou por ser considerado uma fraude, mas Snuppy não foi”, escreve a revista.

A equipa acredita que este cão transgénico possa receber modelos de doenças humanas, mas outros investigadores duvidam da generalização dessa investigação, embora a revista cite o caso de cães servirem de modelos para doenças como a narcolepsia, alguns cancros e a cegueira.

Rss
Treino de Cães ao Domicílio «» Casa do alto