Adicionar aos favoritos   Login   Pesquisar 

Notícias

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 

05/03/2009

Donos entregam cada vez mais cães e gatos no canil devido à crise.

(Fonte: Jornal de Notícias)

São cada vez mais os bracarenses que entregam, no canil de Braga, cães e gatos para abate, por não conseguirem suportar os encargos inerentes à criação desses animais.

Anabela Veloso, vice-presidente da Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA), destaca a importância das campanhas de adopção que a instituição realiza periodicamente, na tentativa de salvar alguns animais da morte.

"Cerca de 90 por cento dos animais que se encontram no canil são entregues pelos donos e os restantes são recolhidos nas ruas. Com estes últimos a lei obriga a um período de oito dias, para ver se o dono aparece a reclamar. No caso das entregas, implica que o dono pague a taxa de abate e o destino é certo", adianta Anabela que acentua a importância da adopção.

No entanto, a ABRA tem alertado para os encargos decorrentes da adopção de um animal, chamando à razão potenciais interessados, por vezes movidos por impulsos. Também para responder aos tempos de crise, a instituição criou o modelo de famílias de acolhimento, onde os aderentes não ficam comprometidos a manter o animal permanentemente, nem a encargos com tratamentos. As adopções têm registado um decréscimo significativo (30 por cento), decorrente, também, da crise. No total, em 2008, foram adoptados 440 animais, contrastando com os cerca de 600 de 2007. A ABRA vai realizar mais uma campanha de adopção com animais do canil municipal de Braga, no próximo fim-de-semana, nos claustros da Rua do Castelo, em frente à Brasileira, entre as 10 e as 18 horas.

Rss
Treino de Cães ao Domicílio «» Casa do alto